sexta-feira, 7 de abril de 2017

Elas por Elas 2017 - Empoderamento Feminino


Oi meninas, tudo bem?
Hoje vim falar sobre um evento incrível que participei semana passada sobre o empoderamento feminino,  intitulado de "Elas por Elas". O evento aconteceu no Shopping Village Mall no Rio de Janeiro.

 As revistas "Glamour", "Crescer", "Galileu", "Vogue", "Marie Claire" e "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", junto com o jornal "O Globo", se uniram para dois dias de debates e palestras focadas no empoderamento feminino. Temas como carreira, empreededorismo, maternidade e violência contra a mulher foram debatidos por especialistas e porta-vozes do assunto.

Segundo a Revista Crescer "Empoderamento feminino. A expressão está cada vez mais frequente em conversas e debates, sejam eles físicos ou virtuais. Ainda bem! Já passou da hora de a sociedade discutir de maneira mais ampla e profunda a presença e a importância da mulher em várias de suas esferas. E como valorização, infelizmente, não cai do céu, cabe a elas mesmas, às mulheres, reivindicarem seus direitos."

Participei do primeiro dia de evento e já adianto, foi maravilhoso! Muito do que eu pensava foi discutido e ainda me alertaram para coisas que ainda não tinha refletido.

Para abertura tive a oportunidade de ouvir a jornalista Glória Maria falar sobre o maior poder da mulher, o poder de ser mãe: "Não existe nada mais poderoso do que colocar alguém no mundo. As mulheres precisam ser respeitadas para exercer o poder que elas já têm, que vem de dentro. Devemos transformar nossas fragilidades em força juntas". E ainda, ouvir a promotora pública de SP Gabriela Mansur falar de diversos casos de abusos e estupros que ouve todos os dias, e se orgulhar por conseguir pela primeira vez que um homem seja considerado culpado com pena de 58 anos de prisão por estupro, o caso com maior pena na história profissional da promotora, e ela ainda acrescentou: "Enquanto eu for promotora de Justiça, não vou permitir que uma mulher peça desculpas por ser mulher"



O primeiro debate foi sobre feminismo na rede. "Uma blogueira negra, uma plus size, uma feminista engajada. Digital influencers de diferentes clusters falam do empoderamento feminino por meio das redes sociais, do enfrentamento aos hatters e afins."Com a jornalista Flávia Durante, A youtuber Jout Jout, a escritora Nana Queiroz e a arquiteta Stephanie Ribeiro. Foi uma experiência única pra mim poder aprender in real life com essas mulheres incríveis.



Para a segunda mesa "Ciência ainda é coisa de homem? Tem que ser menino para ser respeitado no mundo dos games? E no do futebol, no do surf? Mulheres de diferentes clusters machistas falam sobre o que passaram – e ainda passam - para chegar ao topo." As palestrantes foram: Adriana Melo (IPESQ), Gabriela Franco (Minas Nerds), Lygia da Veiga Pereira (USP), Maya Gabeira (surfista) e Nicolle Merhy (gamer).



E a terceira palestra que assisti era a que eu mais estava ansiosa "Do zero a um milhão - empreendedorismo feminino: É mais difícil empreender quando se é mulher?" Quais são os maiores desafios e empecilhos para aquelas que querem ser donas do próprio negócio? Com: Beatriz Cricci (BrGoods), Jane Muniz (Spa das Sobrancelhas), Sandra Soares Costa e Janete Vaz (Laboratório Sabin) e Zica Assis (Beleza Natural). Como vocês sabem comecei a minha lojinha virtual em fevereiro e foi muito inspirador pra mim ouvir tantas histórias de mulheres fortes que reverteram seu quadro financeiro e profissional com muita garra e força de vontade! Já estou aplicando tudo que aprendi na lojinha! 




Jamais esquecerei de tudo que aprendi neste dia. Com certeza pra levar pra vida. Uma pena que eventos como esse não são muito divulgados e não acontecem em muitas cidades do Brasil. 

O que acharam meninas?
Beijos <3 

FACEBOOK | INSTAGRAM | LOJA



20 comentários:

  1. Que evento incrível Thay, deve ter sido lindo assistir a isso tudo "ao vivo"!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essas palestras, uma pena que por aqui onde moro não tem esse tipo de coisa, se não com certeza participaria :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena mesmo, poderia ter em todas as cidades no BR. Bjos!

      Excluir
  3. Muito legal esse evento, e as palestras parecem ter sido ótimas, eu ia adorar ver essa de empreendedorismo feminino!!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ba muito legal essa palestra, pena que n sou do rio
    na minha cidade n tem muito dessas coisas
    http://geysecofferri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, flor! deveria ter esse debate em todas as cidades!

      Excluir
  5. Estava louca demais para ir, mas infelizmente era longe para mim. Parece ter sido incrível mesmo.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, foi sim! da proxima tenta ir que vale a pena! Bjos!

      Excluir
  6. Nossa, que evento cheio de pessoas importantes! É uma oportunidade e tanto poder ir e conferir tudo, os ensinamentos devem ter sido ótimos <3 A Jout Jout me parece um símbolo de tudo isso x)

    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza é. e tanto outras mulheres incríveis!

      Excluir
  7. Nossa, deve ter sido muito bacana esse evento, que legal que você pode participar.
    Ótimo post.
    Estou de endereço novo, se quiser visitar ;)
    www.celebrandomomentos.com

    beijinhos
    Ana Cruz

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thay
    Eu só consigo imaginar o quão informativo e incrível foi essa palestra. Moro no Rio também e não acredito que perdi essa oportunidade. Vou procurar sobre os outros dias, tenho interesse.
    Beijos
    http://gemanas.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/gemanas

    ResponderExcluir
  9. Essa frase "Tem que ser menina para ser respeitada no mundo dos games?" Eu faço uma faculdade onde programar é aquela coisa tida como "coisa de homem" , mas estou decidida e determinada a seguir longe se Deus me abençoar, porque esforço já estou fazendo! Queria ter tido a oportunidade de participar de um evento assim!! Muito bacana! Abraço!
    Blog Daniele Leite

    ResponderExcluir
  10. Ops corrigindo a frase " Tem que ser menino"

    ResponderExcluir